LPF NO RENDIMENTO ESPORTIVO

Benefícios de incluir na rotina exercícios de respiração

Por Verônica Motta em 05/12/2018 às 16:13:54

freepik

Todo atleta deveria incluir na sua rotina, 10 a 20 minutos por dia aos exercícios de respiração e reeducação postural, e com isso ter consequências positivas no rendimento esportivo.
O Low Pressure Fitness √© um programa de treino postural e respirat√≥rio baseado na t√©cnica hipopressiva, cadeias miofasciais e neurodin√Ęmica que √© ensinado tendo em conta os princ√≠pios da neuroeduca√ß√£o.

Trabalhamos com a libera√ß√£o miofascial do diafragma, possibilitando uma maior mobilidade do principal m√ļsculo da respira√ß√£o. O alongamento do diafragma melhora a capacidade respirat√≥ria, o transito intestinal, ajuda na descompress√£o lombar, na circula√ß√£o de retorno e na melhora da gest√£o de press√£o interna.

A prática excessiva de esportes pode provocar um aumento da pressão intra-abdominal e uma hipertonicidade do diafragma e se o ponto mais debilitado ceder ao excesso de pressão pode provocar hérnias vaginais, inguinais, discais abdominais, etc. O LPF pode prevenir essas patologias.

Como foi desenvolvido com base nas cadeias miofasciais, o LPF produz um estiramento das tens√Ķes musculares aumentando a mobilidade articular do corpo, favorecendo uma melhor execu√ß√£o dos movimentos e diminuindo sobrecarga e tens√£o m√ļsculo-articular.

Um dos efeitos da pr√°tica regular de Low Pressure Fitness √© a pr√© ativa√ß√£o da parede abdominal durante um esfor√ßo. Melhoramos a estabilidade lombo-p√©lvica por melhorar t√īnus de base e sua musculatura estabilizadora passa a ter co-ativa√ß√£o e com isso melhora sua gest√£o de for√ßas.

Al√©m desses benef√≠cios, existe uma hip√≥tese que sup√Ķe que o Low Pressure Fitness possa ser um treino de hip√≥xia intermitente que cria altera√ß√Ķes nos par√Ęmetros fisiol√≥gicos relacionados com o rendimento.

Pode ocorrer um aumento dos glóbulos vermelhos no sangue e hemoglobina e com isso elevar a própria capacidade de transportar oxigênio e consequentemente melhora da performance.