10 BENEFÍCIOS DA DANÇA PARA O CORPO E A MENTE!

Bailarina e professora de dança, Stefani Botke, nos conta um pouco da sua historia e da dança

Por Redação em 25/01/2019 às 09:51:15

"Sou gaúcha do fim do mundo com muito orgulho!" Assim se intitula a bailarina e professora de dança, Stefani Bordin Botke, nascida em Erechim e residente em Getúlio Vargas - RS, com formação Bacharelado e Licenciatura em Dança na Faculdade de Artes do Paraná. Ela conta que quando criança, sempre foi "meio menino" e achava que dança era coisa de patricinha, aos 11 anos foi convidada pela escola da cidade para fazer uma aula experimental, começou pelo jazz, no qual se saiu muito bem e foi convidada para iniciar o ballet clássico, porém não se interessou.

Com o passar do tempo, a fase menina mulher foi tomando espaço, e o ballet clássico foi visto como possibilidade e após o inicio, uma paixão! Passou por testes em grandes escolas como a Bolshoi em Joinville - PR, e após inúmeros testes vocacionais, decidiu prestar vestibular para dança em Curitiba e para tanto, precisou se aprofundar nos conteúdos, pois passaria por provas teóricas e práticas. Mudou-se para Curitiba, Cursou a faculdade, se apresentou e estagiou nos Teatros Guairão e Guaíra, deu aula em diversas escolas e complementa: "Todos esses lugares e pessoas me fizeram crescer muito e hoje posso dizer que é o que mais amo, poder ensinar o que sei e estudar o que gosto!".

Por fim, a dica da Stefani é "Nunca é tarde demais! Desafie-se! A dança é para todos! Por amor, por hobby, para movimentar o corpo, por questões de saúde ou apenas sair pra dançar em algum lugar, jovem, adulto ou idoso. A você que nunca fez; vá sem receio, faça umas aulas, escolha a modalidade que você mais gosta e aproveite! Meu trabalho se paga quando vejo o olho das minhas alunas brilhando ao ver a plateia, quando vejo a reação de alegria da conquista de um movimento árduo e quando elas reconhecem que o trabalho valeu a pena".  


10 BENEFÍCIOS DA DANÇA PARA O CORPO E A MENTE


 MELHORA O ALONGAMENTO

Alongamento é sempre importante! Mesmo alguém com a musculatura mais encurtada e/ou articulações mais "rígidas", é possível ver melhora em longo prazo no alongamento e a flexibilidade, principalmente dos membros inferiores. Quanto mais se pratica, melhor é o resultado!

AUXILIA NO EMAGRECIMENTO

As diferentes modalidades da dança apresentam exercícios aeróbicos de alto gasto calórico e também anaeróbio (alta intensidade e curta duração), após finalizar a atividade as células continuam a queimar calorias. Por isso atividade anaeróbica também é indicada a pessoas que precisam perder peso, pois em sua execução eliminam gordura e adquirem massa magra.

TONUS MUSCULAR

Além do auxilio no emagrecimento é possível garantir uma musculatura mais firme e resistente. As aulas incluem muitos exercícios de isometria (voltados para contração muscular com o objetivo de aumentar a força do músculo), isso contribui bastante para a tonificação muscular, muito mais do que o ganho de massa magra.

BEM ESTAR

A Sensação de bem estar vem logo após a aula, é proveniente da liberação da endorfina, que melhora o estado de humor e proporciona alegria, diminuindo a ansiedade e o estresse do dia-a-dia.

COORDENAÇÃO MOTORA

A prática da dança e dos movimentos corporais auxilia na coordenação motora e vai se aperfeiçoando com o tempo, melhorando também a noção de espaço e conhecimento do corpo.

ATIVAÇÃO DA MEMORIA

A dança trabalha não somente o corpo como também o cérebro, esse processo faz com que a memória seja estimulada, pois é preciso decorar passos, sequencias de exercícios e não podemos mentir, são também muitos nomes.

EQUILÍBRIO E POSTURA

Como a dança trabalha alongamento, fortalecimento e flexibilidade, a pratica e os tipos de exercícios aplicados melhoram a postura e auxiliam no desenvolvimento do equilíbrio corporal.

TRABALHO EM GRUPO

No decorrer das aulas, nem sempre os exercícios são individuais, por isso, a dança ajuda a desenvolver a habilidade de se relacionar com outras pessoas e outros grupos, seja qual for à modalidade, é preciso que aprendam a dançar juntos.

RELAXAR E FAZER NOVAS AMIZADES

Faça das aulas o seu momento, de relaxar, se libertar,  de conhecer novas pessoas, de fazer novas amizades, pois a interação pessoal é benéfica para o corpo e a mente, aumenta a auto estima e ajuda a enfrentar os obstáculos.

 PRESENÇA DE PALCO

 A dança nos dá a oportunidade de interagir com outras pessoas, de participar de espetáculos e eventos, de desenvolver a famosa presença de palco, do friozinho na barriga, de ver os bastidores e estar no palco. Recompensa por todo tempo de trabalho duro e esforços de cada modalidade.