EFEITO PLATÔ, O QUE É E COMO SAIR?

Quando o corpo estaciona e você não consegue mais emagrecer ou ganhar massa muscular

Por Verônica Motta em 28/01/2019 às 08:37:48

Uma das coisas mais chatas que enfrentamos na luta contra o peso ou na busca da hipertrofia é quando estamos animados, motivados, fazendo dieta, treinando direito já há algum tempo rumo à nossa meta de peso, mas num determinado momento o ponteiro da balança estaciona e parece não importar o que a gente faça, não conseguimos mais perder peso ou ganhar músculos. Chamamos esse fenômeno de platô.

E o que fazer para sair do efeito platô? Bom, é importante citar que existem outros fatores muito importantes que podem estar atrapalhando seus resultados. São eles: sono, descanso e controle do estresse. E hoje é muito comum nos depararmos com pessoas que dormem depois das 23h, treinam duas a três vezes por semana, fazem dieta de segunda a sexta (pois final de semana sempre rola uma escapada da dieta) e parou de emagrecer!

CLARO! Existe uma palavra que separa as pessoas que vencem e conseguem o tão sonhado corpo daquelas que ficam só no "segunda-feira eu começo", a palavra é DISCIPLINA! "Poxa, mas eu não posso fazer mais do que o que já estou fazendo". Eu entendo. Mas MUITAS vezes temos pensamentos que nos SABOTAM, como esse que citei: "eu mereço só um pedacinho", "mas já estou me esforçando muito", "minha vida é corrida" e assim vai? isso não isenta sua fisiologia, que vai continuar tendo resultados diretamente proporcional ao seu empenho! Realizar 80% do seu plano: treinar no mínimo 3 vezes na semana, seguir dieta de domingo a domingo, dormir bem e procurar um a forma de aliviar o estresse, COM CERTEZA significa ter 80% de resultado, na maioria esmagadora dos casos. Não tem atalho, você vai ter que aprender a ter disciplina! As pessoas querem resultados incríveis fazendo o mínimo! Isso não existe!

Quer uma dica? Anote num caderno TODOS os erros cometidos em 45 dias (no sono, treino, alimentação e as vezes que ficou muito estressado). Analise quantos erros cometeu nesses 45 dias e reflita se realmente você está em platô! Se for, é o caso de investigar a tireóide, e as possíveis resistências à insulina e leptina, mas... Posso te falar? Pela minha experiência: isso acontece com 1 em cada 10 pessoas! Os outros 9 apenas precisam de uma dieta bem elaborada, dormir antes das 23h e um treino sério, por 45 dias sem falhas!