PREPARE-SE PARA O CARNAVAL: ARRASE NA FOLIA E TENHA ENERGIA DE SOBRA!

Siga as dicas da nutricionista Loriany de Paula para sambar energia e evitar a ressaca!

Por Loriany de Paula em 11/02/2019 às 10:33:34

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Festejar quatro dias inteiros de festa e muita diversão exige disposição, energia e saúde em dia não é? O Carnaval é considerado a melhor época de folia e nem todos estão preparados, com o pique necessário para encarar essa maratona. Sabemos que a alimentação é o que faz toda diferença e dispõe todo o aporte energético necessário, a melhor opção é garantir desde já a sua presença na folia, não é? Então siga as dicas e se cuide antes, durante e depois, todos esses dias de festa que vem por aí.

É comum de última hora apostar em dietas restritivas e hipocalóricas com a intenção de "secar" o shape dias antes do evento, não caia nessa! Restrição sem orientação é um grande erro e pode acabar com a folia, a falta de nutrientes e minerais na dieta, provoca carência de nutrientes, reduz imunidade e isso pode desencadear; gripes, resfriados, indisposição e falta de energia.

 

Preparando seu metabolismo para sambar, o que comer dias antes?

 

Aposte no consumo de Alimentos ricos em vitamina C, são eles; laranja, limão, cenoura, caju e acerola, também são responsáveis em fortalecer as defesas naturais. Procure não evitar a fonte de energia principal, consuma sem medo o temido carboidrato, ele é o principal combustível para o organismo sambar a todo vapor, encontramos essa fonte em alimentos integrais, frutas, batata doce, inhame, banana e tubérculos. Lembrando que o consumo de proteínas também é necessário, pois elas constroem e mantêm os nossos amados músculos. Tudo é questão de equilíbrio, e um aporte proteico adequado faz toda diferença para continuar a folia no dia seguinte.

 

Mantendo a energia e disposição durante a folia, o que comer durante o samba?

 

Procure ingerir os alimentos adequados seguindo os horários corretos, de 3 em 3 horas afim de manter o máximo de energia e o metabolismo funcionando corretamente, assim evitamos o desgaste corporal durante a festa.

O segredo da sua energia está no alimento em seu prato. Por isso, alimente-se bem, é válido investir em carboidratos complexos e proteínas, esses que protegem o músculo do esforço excessivo. Outro item que não pode faltar é a ingestão de gorduras boas, fonte de energia e antioxidantes e que evitam o desgaste físico típico da época. Elas são encontradas em nozes, amendoim, pasta de amendoim integral, coco, castanhas e amêndoas, são ótimas opções de lanchinhos.

Lembrando que pratos com difícil digestão, aqueles extremamente gordurosos, irá canalizar esforços para a digestão, causando sonolência. O consumo de água deve ser frequente e certeiro, não se esqueça de se hidratar, a falta de água pode desencadear cãibras, sonolência, cansaço, tonturas e até desmaios! Então não esqueça, agarre-se em sua garrafa d"água e não a largue mais, também é possível repor líquidos com água de coco e chás gelados naturais. Ah e prefira bebidas com menos calorias, como saquê, gim, rum e espumante. Não perca nossa próxima matéria sobre como recuperar as energias e um bom planejamento detox para voltar à rotina pós-carnaval.